|
E35 - Milão para Luzern |
Ir de Milão para Luzern de carro foi uma delícia de passeio. A estrada é super bem sinalizada e o visual justifica as 4 horas de viagem.
Além da paisagem de várias cidadezinhas localizadas entre o rio Corso e o rio de Luzerne e os Alpes suiços há uma grande atração - a Galeria de Saint Gottardo.
A Passagem é um grande túnel com 16 km de extensão, mais precisamente 16.942 metros de túnel. Há um certo clima meio tenso antes de se chegar a passagem, afinal se fica por mais ou menos 30 minutos trancafiado dentro de um túnel.
Antes de se entrar na passagem, há uma parada na estrada para os viajantes abastecer o carro, ir ao banheiro e comprar bobagens comestíveis (chocolates e mais chocolates). Nesta parada há uma série de informações em caso de acidente e desmoronamento dentro do Saint Gottardo, muito tranquilizador, no estilo sai do carro, senta e chora.
Entretanto quando se entra no túnel, a tecnologia associada ao máximo da engenharia tranquiliza qualquer claustrofóbico (mesmo sendo em mão dupla). Led por todos os lados, sinais luminosos e a total ausência de monóxido de carbono faz com que a passagem seja um evento e tanto.
Outro aspecto que faz valer muito a pena é a sensação que se tem ao ver da estrada os Alpes. A paisagem é deslumbrante, mesmo que ainda pelo fato de ser verão, haja poucos picos com neve. Mas não importa, o tamanho dos picos, a imponência e as pequenas cachoeiras formadas pelo degelo me fizeram sentir do tamanho de uma formiga.
Porém nem tudo é de graça nesta vida. No caminho de Milão para Luzern tem 2 pedágios. O primeiro é baratinho, 1,50 euros, mas o segundo é caro - nada mais nada menos que 40 euros para se entrar na Suiça.
Quando finalmente chegamos em Luzern nos deparamos com um frio de 16 graus às 15hs, com chuva e a indignação de que deveria estar calor, afinal é verão!!
Munidos dos poucos casacos que tinhamos e do simpático guarda chuva oferecido cordialmente pelo hotel fomos conhecer a charmosa e encantadora Luzern, ou melhor tentar conhecer, pois o vento e chuva fez com que déssemos uma volta pelo quarteirão da rua Frankstrasse e entrassemos correndo em um restaurante para almoçar.
Finalmente descobrimos que ao lado do hotel havia um centro de informação para turistas, porém todos os passeios que queríamos fazer para os picos estavam fechados.
O jeito foi voltar para o hotel, se meter debaixo das cobertas e rezar para que São Pedro desse uma trégua para o dia seguinte.
Esqueci de dizer que o hotel é super bem localizado: em frente ao centro de informações aos turistas, a estação de trem, em frente ao Mc Donalds e de um supermercado e ainda bem pertinho do museu de Luzern.
O hotel se chama Waldstaetterhof Swiss Quality Hotel e fica Zentralstrasse, 4